5 dicas para se livrar das autuações fiscais

 em Fiscais

A autuação fiscal é a última fase de um processo de fiscalização que visa identificar práticas falhas fiscais em uma empresa.

O fisco (Receita Federal) tem o controle das informações das empresas e verifica se há inconformidades nas prestações de contas e no pagamento de impostos devidos ao Governo.

Nesse caso, a empresa pode ser condenada a pagar uma multa por declaração incorreta de dados fiscais ou ficar impedida de exercer suas atividades até a regularização das pendências verificadas.

cebe uma intimação para prestar esclarecimentos ao fisco.

Como se livrar de uma autuação fiscal?

Com uma administração eficiente, a empresa consegue se livrar de autuações fiscais, porém, existem outras medidas que contribuem para a manutenção dos recursos e das informações declaradas à Receita Federal.

Confira as dicas de como se livrar de autuações fiscais e controle sua empresa com mais praticidade!

Faça auditorias periódicas

Fazer auditorias periodicamente auxilia na administração das áreas fiscais e contábeis da empresa.

Essas auditorias podem ser feitas por empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Os principais objetivos são a prevenção e a identificação de possíveis ações falhas no setor fiscal, administrativo e/ou financeiro.

Faça uma agenda tributária

A agenda é a melhor ferramenta para evitar esquecimentos.

Perder a data de pagamento dos impostos pode trazer grandes problemas para a empresa. Por isso é importante manter tudo organizado e em dia.

Atualize seus funcionários

As leis tributárias estão sempre mudando. Portanto, faça reuniões periódicas com os gestores para que esse tipo de informação chegue aos funcionários da maneira correta.

É importante lembrar que estar de acordo com uma lei que não é mais utilizada pode ser ilegal e trazer sérias complicações para a empresa.

Também é preciso saber quando a lei entrará em vigor, pois normalmente há uma data para adequações e após isso já poderá ocorrer uma autuação fiscal.

Fuja da evasão fiscal

Existe uma diferença entre elisão fiscal e evasão fiscal. Apesar da evasão fiscal ser mais comum, essa prática é ilegal e trará problemas com autuações fiscais.

Já a elisão fiscal é um processo totalmente legal que evita o fato gerador do tributo e a incidência tributária. Quanto à evasão fiscal, o fato gerador ocorre, mas a empresa não paga pelo tributo, o que gera sonegação fiscal.

Verificar o cadastro de tributação de cada produto

As regras de tributação variam para cada tipo de produto, assim como variam de estado para estado.

São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são estados vizinhos que possuem cargas tributárias diferentes. Portanto, fique sempre atento(a) a esse tipo de informação para garantir a regularidade no setor fiscal da sua empresa.

Essas são as práticas mais indicadas para evitar uma autuação fiscal e manter a regularidade das obrigações que toda empresa tem para com seus clientes, colaboradores e também com os órgãos públicos.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto envie sua pergunta no campo de comentários e continue acompanhando nosso blog para conferir outros artigos relacionados ao tema!

 

Postagens Recentes