Seu fluxo de caixa ajuda em sua gestão?

 em Blog

É muito comum, em um determinado período de atividade de uma empresa, ter uma atenção especial para as vendas. Se elas estão indo bem, conclui-se que a empresa está no caminho certo, o que nem sempre é verdade. Para isso existe o fluxo de caixa.

Através de um controle efetivo, o fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante para qualquer negócio

Essa ferramenta auxilia o gestor a enxergar não apenas o que vende, mas também todas as dívidas que precisam ser quitadas. É uma forma de ter informações sobre como anda o departamento financeiro do negócio.

Por isso, é um recurso não só importante, como indispensável no bom andamento da empresa.

A partir de agora, você terá informações sobre fluxo de caixa e saberá mais sobre sua importância na gestão de qualquer empreendimento, seja ele qual for.

O que é o fluxo de caixa?

É um mecanismo que controla todas as operações financeiras de uma empresa, por um determinado período de tempo, podendo ser diário, semanal, mensal, enfim, como o gestor considerar melhor.

São comparadas todas as entradas e saídas financeiras, desde aquelas de alto valor até as pequenas, que aparentam não ser importantes.

Por muito tempo, isso foi feito analogicamente, usando papéis e calculadora. Em seguida, foi a vez dos softwares ocuparem espaço e tudo ser realizado pelo computador, que ainda é um instrumento bastante útil.

Atualmente, porém, os aplicativos de fluxo de caixa possibilitam o controle desses dados em dispositivos como smartphones e tablets.

Saiba agora as razões que fazem esse recurso tão indispensável para que a empresa possa ser financeiramente saudável.

Qual a sua importância?

Primeiramente, usar essa ferramenta torna possível ter dados precisos sobre a movimentação financeira da empresa. Todas as receitas e despesas devem ser registradas, logo isso pode identificar que aquela semana com excelente faturamento também tem muitos compromissos a serem quitados. Então, não é um período tão bom assim.

Com esses dados, o fluxo de caixa identifica erros de estratégia em uma ação para fidelizar clientes, por exemplo, pois isso também gera custos para o negócio.

Também é possível prever resultados em um determinado período, através das despesas a prazo e da previsão de vendas, baseada em resultados anteriores. Dessa maneira, pode-se antecipar algumas informações, como sobra ou falta de dinheiro.

Você tem em suas mãos o retrato financeiro de sua empresa, podendo tomar inúmeras decisões, como aumento ou baixa de preços, realização de promoções ou necessidade de algum dinheiro extra.

Como administrar corretamente?

Não é apenas lançar os dados no sistema e fazer análises. É fundamental que as atividades corporativas sejam feitas de forma sistemática, para que o uso do fluxo de caixa realmente valha a pena.

Todos os departamentos da empresa devem estar em sintonia. O profissional ou departamento que cuida das compras, por exemplo, deve receber do financeiro um retorno para as novas despesas. Assim, as chances de se ter resultados negativos são muito menores.

Além disso, eventuais desvios no caixa podem ser descobertos com mais facilidade, uma vez que tudo está devidamente controlado.

Como você pôde perceber, o fluxo de caixa é imprescindível para a empresa. E para ter informações tão úteis quanto essa, leia os outros textos do blog e acompanhe suas atualizações. Comente e participe, seja para tirar dúvidas ou relatar experiências.

Postagens Recentes
empresa em crise financeirafolha de pagamento