Terceirizar ou internalizar a gestão contábil? Conheça os prós e os contras no setor industrial

 em Blog

Lidar com as finanças do seu negócio é um dos principais desafios que devem ser superados para se manter no setor industrial. Daí vem também uma questão: terceirizar ou internalizar a gestão contábil? Ambos possuem seus prós e contras, os quais devem ser considerados com muito cuidado dentro do seu contexto. Escolher errado não é o fim do seu negócio, mas também será uma perda de oportunidade.

Terceirizar ou internalizar a gestão contábil? Conheça os prós e os contras no setor industrial

A contabilidade industrial trata-se do processo de reconhecer e encontrar soluções para custos de produção que auxiliem o produto final de uma organização. Por isso, esse tipo de contabilidade costuma ser utilizado frequentemente no setor industrial.

Mas, para todos os segmentos, a qualidade da gestão contábil em um negócio determina boa parte das suas chances de sucesso. Mas, como em qualquer área, este trabalho pode ser terceirizado ou internalizado. Se você ainda não decidiu como pretende conduzi-lo em sua empresa, não se preocupe. Vamos falar um pouco sobre cada um, com suas vantagens e desvantagens. Acompanhe.

Terceirização

A terceirização da gestão contábil é bem comum hoje em dia, especialmente em novos negócios. Vejamos aqui alguns dos motivos.

Prós

Ao decidir entre terceirizar ou internalizar a gestão contábil, é muito importante pensar no custo dela para o seu negócio. Não apenas em relação ao quanto você deve investir, mas também no tempo que você passa administrando seu caixa. Dessa forma, para um negócio menor, o custo total da gestão terceirizada tende a ser mais baixo no fim das contas.

Contras

Para que alguém faça o trabalho de gestão contábil, você obrigatoriamente terá que oferecer os dados financeiros da empresa, o que pode ser uma barreira, pois muitas destas informações são sigilosas. Dessa forma, é importante certificar-se da confiabilidade da empresa contábil. Para isso, pesquise bastante e atente-se a possíveis irregularidades.

Internalização

Do lado oposto, você pode preferir a internalização do trabalho, criando um setor dedicado às tarefas contábeis. Mais uma vez, você terá que pesar os prós e contras aqui:

Prós

Naturalmente, um setor interno pode transmitir mais confiança e controle. Por estarem mais próximos dos outros setores, pode haver mais facilidade em manter o contato entre todos os profissionais, o que costuma facilitar tomadas de decisão.

Contras

Por outro lado, a questão de terceirizar ou internalizar a gestão contábil também envolve seu investimento inicial. Se você tiver que esperar muito tempo para conseguir o serviço, montando uma estrutura e fazendo contratações, pode ficar no negativo antes de ter uma equipe para te ajudar com essa parte da gestão.

Se você ainda está na dúvida sobre o impacto da terceirização contábil em seu setor, o ideal é testar esse serviço e ver como ele influencia no seu desempenho.

A Valle e Silva possui um projeto no qual profissionais de contabilidade, preparados para prestar o melhor serviço, são alocados dentro da sua empresa e concentram-se exclusivamente em você. Dessa forma, além de focarem 100% em sua empresa e da garantia de qualidade do trabalho contábil, o  profissional é contratado pela Valle e Silva, assim, a indústria não estabelece qualquer vínculo empregatício.

Levando estes pontos em conta, achamos que você já pode decidir entre terceirizar ou internalizar a gestão contábil da sua indústria.

Para continuar se informando sobre este e outros temas relacionados, acompanhe o nosso blog e fique sempre por dentro de nossas novidades. Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

 

Postagens Recentes
contabilidade setor industrial